NOSSOS

produtos

ONDE

encontrar

RECEITAS &

gastronomia

NOSSA

história

DICAS &

curiosidades

FALE

conosco

DICAS &

curiosidades

Preparamos algumas dicas e curiosidades sobre os produtos Ubatuba

SHIITAKE

Você sabia que o Shiitake é conhecido no Japão como o alimento da longevidade?

O Shiitake tem diversas propriedades nutricionais e terapêuticas, como, o fortalecimento do sistema imunológico, grande quantidade de proteína, fibra e vitamina B9 (Ácido Fólico), além de conter "Lentinula" que previne contra o câncer e outras doenças degenerativas  é por esse motivo que o japonês mantém na sua dieta o alimento da longevidade.

Você sabe qual o significado da palavra japonesa Shiitake?

Shii – Uma espécie de arvore semelhando a carvalho

Take - Cogumelo

Você sabe qual o cogumelo mais consumido no mundo?

O shiitake é o segundo cogumelo mais consumido no mundo, perdendo apenas para champignon.

ANCHOVADO

Como suavizar o sabor do peixe anchovado?

Escorra o óleo ou azeite e deixe de molho no vinagre branco por 5 minutos no mínimo e seque com papel toalha. Este processo não altera o produto. Em qualquer receita com Filés Anchovados evite colocar sal.

Por que todo produto anchovado é muito salgado?

Porque no processo de Anchovar, o peixe fica em salmoura por aproximadamente 100 dias.

Por que não podemos chamar oficialmente o Filé de Sardinha Anchovado de "Aliche" ?

O Aliche também conhecido como Acciughe é um peixe encontrado no litoral da Itália, a sardinha é o peixe brasileiro que mais se aproxima ao peixe italiano.

O "Aliche Importado" é melhor que o "Aliche Nacional"?

Não podemos dizer que um é melhor que o outro, embora com características semelhantes, o peixe de cada região do mundo tem suas particularidades como sabor e textura, portanto o que define qual é o melhor é o gosto do consumidor e como diz o ditado "Gosto não se discute" . Em termos de qualidade não podemos afirmar que apenas por ser importado é um produto de boa qualidade; da mesma maneira que acontece com o "Aliche Nacional", existe "Aliche Importado" de ótima qualidade como também de baixa qualidade. Portanto o mito que temos de tudo que é importado é melhor, nem sempre é verdade.

Como saber da qualidade do produto?

O ministério da agricultura através do Serviço de Inspeção Federal (S.I.F) é o principal órgão controlador de qualidade para produtos de origem animal. Todo o processo produtivo é inspecionado por um veterinário permanente que atesta a qualidade da matéria-prima até o produto final. Existem outros serviços de inspeção, como o estadual e o municipal, mas o S.I.F. é o principal pois é o único que permite a comercialização do produto em todo território nacional e para exterior, mantendo um Veterinário contratado por eles, permanecendo no local tempo integral. No caso do " Produto Importado", a maioria passa por uma inspeção no seu próprio país de origem. Enfim a melhor forma é você conhecer e confiar na marca ou obter maiores informações no ministério da agricultura. A embalagem também é um fator importante para a qualidade do produto.

Porque que o Filé de Sardinha Anchovado é mais caro que a sardinha enlatada?

Em todo o mundo, o peixe anchovado, aliche, sardinha, anchoita é muito caro porque seu processo de fabricação é artesanal. A matéria-prima demora alguns meses para ser anchovada. Também seu rendimento é baixo, para se ter uma idéia para se industrializar 1 Kg de sardinha Anchovada é necessário 4,5 Kg de sardinha fresca, pois na limpeza as vísceras, espinhas, escamas, cabeças e a água são retiradas manualmente, ao contrário da Sardinha Enlatada que só é retirada a cabeça e escaldada e o processo é praticamente automatizado.

Serviço de

Atendimento

ao Consumidor

SAC

(11) 2061-5599

sac@ubatubagourmet.com.br

© 2017 Ubatuba | Todos os direitos reservados